14.4.12

Hoje à noite, em Cleveland, vai acontecer a cerimônia que vai oficializar o que já é, de fato, para muitos fãs: A inclusão dos Guns N' Roses e dos Red Hot Chilli Peppers no Hall da Fama do Rock and Roll. O evento terá homenagens também aos membros das bandas Beastie Boys, o cantor e compositor Donovan e todo o grupo artística do Rod Stewart.

Para ser incluída nesse Hall, a banda deve ter mais de 25 anos do seu primeiro trabalho lançado e o voto do público para a inclusão. Isso foi feito no site, com os Guns N' Roses vencendo com expressiva votação.

Ambas são as bandas internacionais favoritas deste que escreve. Contemporâneas, as duas bandas mudaram os rumos do rock, influenciaram gerações inteiras de outros grupos e arrastaram milhões de fãs pelo mundo. Porém, a trajetória de cada uma foi totalmente diferente, bem o estilo e rumo que tomaram.

Como comparações são inevitáveis, vamos a elas! Guns e Red Hot tem em particular a força de arrastar multidões em seus shows e o poder que exercem sobre seus fãs. Aliás, os fãs dos Guns N' Roses talvez sejam os mais fiéis atualmente, pois mesmo com a banda passando por um momento complicado em termo de identidade, permancem junto a ela!!! Já de diferente, é o momento atual, onde vemos os Peppers cada vez mais fortes e conhecidos, com os Roses cada vez mais vivendo apenas do passado que é de dar inveja a muita banda consagrada.

No fiel da balança, os Guns N' Roses conseguiram mais hits e mais vendagem (diria até que mais fama) ao longo desses quase 30 anos, mas os Red Hot Chilli Peppers conseguem manter uma linha reta do trabalho que a turma do Axl não conseguiu.

Os Guns N' Roses começaram a tocar juntos após a fusão de duas outras bandas, uma liderada pelo Axl Rose e outra com formação que viria a ser a primeira do grupo. Passaram anos tocando em locais undergrounds de Los Angeles e gastando o pouco dinheiro que tinham com strippers e drogas. O sucesso veio com o disco "Appetite for Destruction", em 1987, que vendeu mais de 20 milhões de cópias. Junto dele, vieram as famas de bad boys e encrenqueiros.

Axl Rose, publicamente através de uma carta, desdenhou da homenagem e confirmou os rumores de que não iria ao Hall da Fama, frustrando todos os fãs que desejavam ver novamente toda a formação original dos Guns N' Roses junta. Isso ocorreu devido aos boatos de que, pela primeira vez em 19 anos, todos estariam juntos e poderiam fazer um grande show.

A briga toda começou em 1993, durante a turnê que se encerrou exatamente no estádio do River Plate, na Argentina. Foi o último show com Slash, McKagan, Matt e Gilby na banda. Há muitas teorias sobre elas, mas as principais são duas e o pivô delas todas apenas dois membros: Axl e Slash. As mais aceitáveis são: A primeira é de que Slash teria pedido ao Axl Rose que, após a turnê, se tratasse da sua dependência química e seus distúrbios bipolares. Vale lembrar que o vocalista já foi vítima de enormes escandâlos por conta disso. A outra suposta razão é de que os membros não aceitavam o rumo que Axl queria dar a banda, na sonoridade da mesma, com Slash sendo o porta-voz de todos e gerando a briga. A verdade de todas elas nunca foiam comprovadas e ambos não se falam desde então, com Rose nutrindo forte ódio pelo seu ex-guitarrista. O ex-amigo de Axl já confirmou diversas vezes que "um pedido de desculpa resolveria tudo entre eles".

Antes do sucesso, Axl Rose morou durante anos com Slash e sua família. Desde o começo eram considerados praticamente irmãos, tamanha cumplicidade, sintonia e carisma entre os mesmos.

Os Guns se notabilizaram por um som agressivo, original e de estilo tradicional do Hard Rock difundido pelo AC/DC na década anterior. Os solos incomparáveis de Slash o colocaram no patamar de um dos melhores guitarristas da história, bem como a voz de Axl Rose entre as mais conhecidas do mundo. Histórias famosíssimas renderam fama, dinheiro e mídia para o grupo, como a expulsão do ex-baterista Adler por total falta de controle no uso de heróina. O caso foi parar nos tribunais, com o músico processando todos os integrantes pelo ocorrido. Ou ainda, a mais famosa e curiosa, os sons originais de orgasmos na faixa "Rocket Queen", já contada aqui no Bacharel Carioca.

Porém, a cada novo trabalho essas características foram mudando, até terminar no Chinese Democracy, o último disco lançado pelo grupo, já com a formação nova. Longe de ser o som que consagrou a banda, mostra a total perda de identidade do que um dia foi a maior referência de rock do momento. Podemos ver isso, principalmente, nos vocais e excessivos sintetizadores ao invés de solos, marca anterior do Guns. Fidelíssimos, os fãs amaram o disco, a crítica fez boas menções, mas todos sabiam que não era mais o Guns N' Roses de 20 anos antes! Ao todo, o trabalho já vendeu mais de 8 milhões de cópias, o que para uma indústria fonográfica em crise é um número altíssimo. Por conta do nome do álbum, o grupo está banido por tempo indeterminado de tocar na China.



Já os Red Hot Chilli Peppers tomaram rumo contrário. Com amigos de escola na mesma Los Angeles, o grupo entrou para a história com um som também original, mas totalmente particular, jovial e inovador. Lançaram seu primeiro disco em 1984, que leva o próprio nome da banda. Com a mistura de rock, fuk-rock, pop e até um pouco de surf music em alguns trabalhos, venderam milhões de discos e conquistaram fãs.

Ao contrário dos Guns N' Roses, o estilo sempre foi o mesmo e com aprimorações a cada novo disco, sendo o de maior sucesso o Californication, de 1999. Quase todos os adolescentes das décadas de 80/90 e 2000 cantaram junto do grupo, graças a essa levada jovem. Se na banda anterior temos um dos maiores guitarristas da história, nos Red Hot temos um dos maiores baixistas: Flea. Podemos dizer até que ele é a alma da banda, por sua irreverência, carisma e simpatia. Como se diz no jargão: Uma figuraça. O guitarrista Frusciante também não deixa por menos e é um dos melhores dos últimos 30 anos. Porém, o mesmo está, como o próprio diz, "de férias" dos Peppers. Em seu lugar está Josh Klinghoffer, que sofre pressão por substituir uma lenda.

O último disco da banda, "I'm with you", comprova essa manutenção de um estilo que deu certo e continua atual. Semelhante a outros trabalhos, traz músicas jovens, misturando hard rock, funk, soul e até uma surf music, como na MARAVILHOSA "Did I let you know". Apesar de não ser superior a trabalhos anteriores, ainda assim é muito bom e acena com a fidelidade de uma banda que tem nos fãs e estilo, o segredo do sucesso.

Todos os integrantes garantiram presença no evento, inclusive Frusciante. Pois é, mesmo estando no mesmo tempo e espaço de história, Axl Rose ainda tem muito o que aprender com Anthony e seus colegas.

Hoje a noite é especial. Junto dos integrantes no palco estarão passagens nostálgicas da minha vida, bem como a música de cada uma das bandas como trilha sonora de um tempo mágico. Com os olhos marejados, finalizo um post dedicado aos ídolos que, mesmo não conhecendo cada fã pessoalmente, com o talento e canções que falam ao coração, faz a vida ser mais agradável a cada novo acorde.

Obrigado, Guns N' Roses e Red Hot Chilli Peppers!