29.1.12


Por sugestão de um comentário da Vânia Teixeira em outro post, resolvi levar a ideia à frente. A leitora sugeriu que, como sou fã do Guns e é minha banda predileta, por que não colocasse a discografia para download, aqui no Blog?

Pois bem, aqui está.

Oficialmente a banda lançou sete discos, sendo mais dois extras/especiais, como um pré-fama ("Live Like A Suicide", em 1986) e um outro com os grandes sucessos ("Greatest Hits", em 2004). Esse último foi lançado por causa do longo período que os Guns ficaram sem lançar um disco sequer, após 1993. A razão principal foi a troca dos seus integrantes originais (saída do Slash e Duff McKagan que levou a queda do sucesso e da qualidade musical) e a produção de um trabalho que, segundo Axl, seria a revolução da banda, o "Chinese Democracy", lançado apenas em 2008.

Vale lembrar que, apesar de ser oficialmente lançado em 2008, desde 2001 Axl Rose e os novos integrantes dos Guns N' Roses já executavam algumas músicas, como a que leva o título do CD. Porém, na produção final e que chegou às lojas, a canção estava quase toda alterada e com outros elementos introduzidos. Inclusive no Rock in Rio 2001 eles tocaram, com um breve discurso do Axl sobre alguns erros que aconteceram no show e até sobre a nova formação (era a volta da banda, com novos membros e já sem a potência vocal do seu líder):



Ao todo, os Guns N' Roses já venderam mais de 110 milhões de discos pelo mundo, segundo estatísticas atualizadas em outubro de 2011 pela RIAA (Associação da Indústria de Gravação da América). O disco mais vendido foi justamente o primeiro, "Appetite For Destruction" (meu predileto, que é espetacularmente fantástico e que gerou até um livro nos EUA, traduzido para o português, em 2011), com mais de 40 milhões de cópias vendidas.

Você não conhece Guns N' Roses ou acha que a banda não faz seu estilo? Então procure no Youtube canções como "Welcome to the Jungle", "Paradise City", "Don't Cry", "Sweet Child O' Mine", "Patience", "November Rain" e "Chinese Democracy", que vai se surpreender, porque algum dia já ouviu, cantou e/ou viu algumas delas (ou todas) entre as Top 10 da Billboard.

Sem dúvidas, uma das mais importantes, influentes e originais bandas de Rock da história.

Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa: